Vídeo demonstrativo da técnica e breve histórico:

Fonte: "webtvjoinville".
.................................................................

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Apresentação

Seja bem vindo ao meu espaço virtual!


Sou descendente de ucranianos, moro em Itaiópolis no Planalto Norte de Santa Catarina. Sou escritor de pêssankas há 17 anos. Já trabalhei como monitor da Oficina de pêssankas na Casa da Cultura de Itaiópolis no projeto de resgate cultural e realizei exposições  a nível regional, estadual e nacional, sempre representando minha etnia e divulgando a arte ucraniana de escrever em ovos, as  pêssankas.




A MILENAR ARTE UCRANIANA DE ESCRITA EM OVOS “PÊSSANKAS"


Pêssankas são ovos escritos, amuletos repletos de profundo significado nos traços e cores que acompanham a cultura ucraniana há milênios. Seu aspecto místico possui significados que vem desde a era pagã (ligados a magia) até os nossos dias com uma releitura cristã ( Páscoa – Ressurreição). A princípio usados como oferenda aos deuses (era pagã) e depois como presente a pessoas queridas como demonstração de estima e afeto, ou seja é a materialização dos mais puros e positivos desejos.


SAIBA MAIS SOBRE AS PÊSSANKAS.

Atenção - para ampliar, clique sobre as imagens!


..................................................................................................................

Pêssankas em ovos de madeira - tamanhos variados.










............................................................................................................

Pêssankas em ovos naturais de Avestruz.

























.....................................................................................

Pêssankas em ovos naturais de Gansa.



















.........................................................................................









2 comentários:

  1. Amei!! na época da pascoa vou linkar em meus blogs.. poxa, devem ser caríssimos! uma tiafalecida fazia verdadeiras joias com miçangas, pérolas falsas.. tenho ainda um! parabéns! adoro ovos, tenho uma bela coleção, mas não desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...seu trabalho é maravilhoso...amo essa arte...já fiz um curso em Curitiba e fiz alguns para mim, além de ter outros de compras em feiras...Um dia gostaria de visitar seu atelier, moro em Bal. Camboriú e fiquei curiosa de saber como pintar os ovos de madeira. Como posso adquirir os ovos de gansa? e os de madeira? obrigada....tenho uma página no facebook...faça uma visita e veja meus trabalhos...Um abraço e Feliz Páscoa a vc e sua família... Zezé Dolfini

    ResponderExcluir